top of page

JBS Itapetininga | Violação dos direitos, assédio moral e antissindicalismo

Nesta última segunda-feira (29), a convite do STIA de Boituva/SP e região, a FITIASP esteve participando das seis assembleias de negociação do acordo coletivo de trabalho - ACT dos trabalhadores da empresa JBS - Unidade de Itapetininga/SP.


Durante o andamento das assembleias, e para o choque de todos os dirigentes, foi constatada uma triste e preocupante realidade; além de trabalharem sobre pressão, os trabalhadores sofrem constante assédio moral e, durante o exercício de seu direito de participar da assembleia, trabalhadores foram demitidos, uma prática antissindical extremamente abominável, feita exclusivamente para plantar o medo.


Mas o que está ruim, ainda pode piorar!


A empresa, agindo de forma totalmente ilegal, aplica jornadas de trabalho irregulares, altera horários de refeições e descumpre, sem medo de represálias, a NR-36.


As atitudes criminosas por parte da empresa são frequentes e, diante disso, com o apoio unânime dos trabalhadores, foi aprovado o estado de greve! O sindicato agora exaustivamente lutará para não só resolver os problemas identificados, como também, por meio da negociação, garantir aumento real e equiparação do piso salarial igual a das outras unidades da JBS que estão neste estado.


“Quando a gente encontra uma empresa do porte da JBS agindo desta forma, tratando seus trabalhadores como se eles não fossem importantes, nossa revolta e indignação só aumenta. Se mesmo existindo a CLT, Ministério Público e todos os demais órgãos do trabalho a empresa tem coragem de fazer isso, imagina só se não existissem. Eles agiram como se não houvessem consequências, mas agora eles vão pagar, e vão pagar caro! Os trabalhadores são unidos e não estão desamparados, nós lutaremos por eles” - Paulão (Presidente FITIASP)


Fortaleça seu sindicato!


bottom of page