top of page

Uma realidade preocupante | STIA Sorocaba encontra muitas irregularidades por todo o interior

Nas últimas semanas o STIA Sorocaba/SP tem intensificado suas visitas sindicais com o objetivo de realizar a entrega da documentação que atesta a legitima representatividade e, durante estas visitas, realizadas pelo presidente do sindicato, José Aírton, o dirigente Valdir, e os companheiros Luís e Ivair, nas cidades de Bernardino de Campos/SP, Cabrália Paulista/SP, Duartina/SP e Guarantã/SP são frequentes as reclamações dos trabalhadores.


As pessoas que criticam a atuação dos sindicatos quase sempre são aquelas que, por causa de seus privilégios, nunca se viram na pele do trabalhador e da trabalhadora que diariamente sentem as dificuldades da falta adequada de representação.


Por todo o interior do Estado de São Paulo o STIA Sorocaba tem encontrado empresas sem a representação sindical adequada, trabalhadores e trabalhadoras que não recebem a cesta básica, não tem café da manhã , que se veem obrigados a levar suas marmitas, quase que como “boias-frias”, por não receberem vale-refeição nem vale-alimentação, e ainda piora, são muitos os relatos do não pagamento adequado das horas-extras, férias, participação nos lucros e resultados - PLR e salários abaixo do Piso normativo , para deixar o trabalhador ainda mais estressado, muitas empresas nem mesmo avisam sobre quando as férias serão oferecidas. Onde está a humanidade e empatia dos empresários?

Os patrões e patroas ficam incomodados e até fazem cara feia, mas nosso trabalho vai continuar! Já estão em andamento os editais de convocação e pautas de reivindicações para definir as convenções coletivas, os dirigentes já tem as relações de empresas e trabalhadores e, para não deixar dúvidas, a decisão judicial de tutela antecipada, que nos dá a legitimidade da representação sindical, tem sido protocolada e entregue.


Os trabalhadores e trabalhadoras não mais ficarão na situação de descaso e abandono promovido pelos patrões, a lei vai ser cumprida e os direitos e benefícios das convenções coletivas e acordos coletivos serão aplicados com todo o rigor.

“Trabalhadores sem a representação sindical adequada, que normalmente só contam com a CLT, vão sempre ter muito menos direitos e benefícios do que os trabalhadores que são representados e podem contar com um acordo coletivo ou convenção coletiva. A nossa representação sindical vem para tornar a vida do trabalhador muito melhor” - José Aírton (Presidente STIA Sorocaba).

A mão forte do sindicato há de trazer justiça onde há injustiça, e paz onde há tirania.

Fortaleça seu sindicato!



Comments


bottom of page